Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

KITAROLANDO


DIVERSÃO
QUAL A MELHOR QUADRILHA JUNINA DO CONCURSO DO ESF
LAÇO E CANGAÇO
UNIDOS EM SÃO JOÃO
RENASCER
ARRATA PÉ
BEIJA FLOR DO SERTÃO
Ver Resultados

Rating: 2.5/5 (221 votos)




ONLINE
1





O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS A SERVIÇO DO ENSINO

O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS A SERVIÇO DO ENSINO APRENDIZAGEM

 

 

Antonio Jailson dos Santos Fonseca1

Jose Almeida2

Maria Cristina Aragão3

 

 

 

Resumo: Este trabalho tem o propósito de apresentar e refletir sobre as metodologias para o ensino com o uso das novas tecnologias a serviço do ensino e da aprendizagem. Com isso estimular a formação continuada de professores e a pesquisa de didática e métodos, para tornarem as aulas mais dinâmicas e atraentes com a utilização das novas mídias. Sendo assim, quando o educando é envolvido com aulas onde os conteúdos, a metodologia, a dinâmica estão incluídos no seu cotidiano e numa prática que prenda sua atenção de forma prazerosa a relação ensino-aprendizagem chega ao seu objetivo, que é a formação do cidadão, para que esse indivíduo possa absorver essas informações provenientes, principalmente, da internet e tenha a competência de filtrar o que acrescenta na sua formação de cidadão crítico.

 

Palavras chaves: Educação. Novas mídias. Ensino-aprendizagem.

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

Este trabalho tem como propósito analisar e apreender os procedimentos didáticos e pedagógicos desenvolvidos com o uso das novas tecnologias aplicadas na educação como metodologia de ensino.

O impacto das Novas Tecnologias tem provocado mudanças na Educação, que não tarda a incorporar os últimos recursos tecnológicos direcionados ao setor. Dessa forma, a integração de novas mídias como televisão e Internet não é mais novidade estranha à sala de aula. Pelo contrário, tem contribuído para a criação de novas estratégias de ensino, aprendizagem e auto-capacitação, embora percebesse que ainda existem profissionais da educação com pouca ou nenhuma qualificação no âmbito do uso dessas ferramentas hoje essencial nas salas de aulas.

Esta pesquisa tem como objetivo geral proporcionar aos educadores bases teóricas e práticas para que possam fazer uso das tecnologias existentes nas escolas tornando as aulas interativas e promover na pratica a inclusão digital.

E também como objetivo específico Possibilitar o profissional da educação ou áreas afins conhecer uso das TICs; Consultar a portais acadêmicos virtuais; Utilizar sistemas eletrônicos e apresentações coloridas para tornar as aulas mais atrativas; Discutir as informações disponíveis na rede mundial de internet, com seus benefícios e riscos; Perceber as mudanças das formas de aprender e de ensinar; Situar a condução do processo de pesquisa por parte do professor usando as mídias.

Como procedimento metodológico para o uso e conhecimento dessas novas mídias utilizou-se a oficina pedagógica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERENCIAL TEÓRICO

 

O Impacto das novas tecnologias da comunicação e informação na educação.

O uso crescente dos meios audiovisuais e da tecnologia em geral na sociedade diversificou as estratégias de aprendizagem informal. Essa constatação faz com que hoje o professor precise estar preparado para realizar seu trabalho com competência.

Talvez chame atenção de algumas pessoas o fato de se trata de alfabetização tecnológica do professor. Mas esta questão hoje é estratégica, básica e de sobrevivência deste profissional, uma vez que ele é o responsável, na escola, pela formação do aluno enquanto cidadão do mundo. Assim o professor poderá, junto com seus alunos, descobrir, compreender, interagir e contribuir para “modificar” o mundo que nos cerca.

A instituição de educação sistemática, por excelência, é a escola, criada para cumprir o papel de educar e formar os novos cidadãos. Então torna-se necessário pensar em algumas formas de ampliar e democratizar o desenvolvimento e usar dos fatores mais decisivos para que haja oportunidades  de desenvolvimento é a produção do conhecimento próprio e sua disseminação popular. Isso só é possível mediante educação, o que a torna relevante em termos políticos e econômicos.

A atual discussão em torno dos nexos entre escola e tecnologia aponta para uma educação que venha atender as necessidades humanas na era da informação e para isso deve possuir algumas características: desenvolvimento das habilidades de pensar criticamente comunica-se, resolver problemas e contextualizar; aprendizagem cooperativa; avaliação com base no desempenho; professor orientador/facilitador da aprendizagem; centros de aprendizagem que utilizem tecnologias variadas como recurso de ensino (Wurman, 1989). Como se vê, as teorias e estudos dentro da área de T.E. (tecnologia educacional) pode significar hoje um caminho para se chegar à aproximação entre tecnologia e escola, de modo que esta possa cumprir mais um papel: o de preparar os alunos para dominar, utilizar e criticar as modernas tecnologias.

Para Romão (1994), na sociedade de hoje a “ tecnologia educacional ganha um novo sentido, deixando no passado o significado de instrumentação tecnológica do processo de ensinar, para transforma-se em princípio educativo fundamental”.

Desse modo, ao trabalhar com os princípios da TE, o professor estará criando condições para que o aluno, em contato crítico com as tecnologias da/na escola, consiga lidar com as tecnologias da sociedade sem ser por elas dominado. Isso só será concretizado, porém, na medida em que o professor dominar o saber relativo às tecnologias, tanto em termos de valorização e conscientização de sua utilização ( ou seja, por que e para que utilizá-las), quanto em termos de conhecimento técnicos ( ou seja, como utilizá-las de acordo com sua realidade).

Segundo Ezequiel, em “A leitura nos oceanos da internet”, não me resta duvida de que o grande problema para a superação do analfabetismo digital e/ou para a aprendizagem do manejo de computadores pelas novas gerações reside num elemento-chave: O professor. Sem que o professor esteja objetivamente habilitado para o uso dos computadores, incluindo aqui o domínio dos principais programas e das principais linguagens para a produção/recepção de informações virtuais, serão mínimas as chances de uma socialização da internet em nosso meio ou, se quiser, será muito lento esse processo, retardando sobremaneira o usufruto dos seus benefícios pela maioria da população brasileira.

A escola continuara durante muito tempo dependendo da sala de aula, do quadro-negro, das carteiras. Mas as mudanças tecnológicas terão um impacto cada vez maior na educação escolar e na vida cotidiana.

Kenski (1996) citada por Libâneo apresenta esse assunto de uma forma muito pertinente: “as informações vem de forma global e desconexa através dos múltiplos apelos da sociedade tecnológica. A escola precisa aproveitar essa riqueza de recursos externos, não para reproduzi-los em sala, mais para polarizar essas informações, orientar as discussões, preencher as lacunas do que não foi apreendido, ensinar os alunos a estabelecer distancia critica com o que é veiculado pelos meios de comunicação ”.

Os meio de comunicação social (mídias e multimídias) fazem parte do conjunto das mediações culturais que caracterizam o ensino, como tais, são portadores de ideias, emoções, atitudes, habilidades, portanto, traduzem-se em objetivos, conteúdos e métodos de ensino (Resende e Fusari, 1994) citados por Libâneo em adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente.

Os meios de comunicação, por tanto, apresentam-se, pedagogicamente, sob três formas conjugadas: como conteúdo escolar integrado das varias disciplinas do currículo, como competências e atitudes profissionais dos professores e como meios tecnológicos de comunicação humana. (libâneo, 1996).

 

I OFICINA: O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS A SERVIÇO DO ENSINO APRENDIZAGEM

Ministrante: professor/graduando - José Almeida - geografia UAB/UFS

Jotha.almeidad@gmail.com

Nos dias 02 e 03 de novembro de 2010 ministrei uma oficina intitulada de O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS A SERVIÇO DO ENSINO APRENDIZAGEM, no Povoado jurema na cidade de Fátima no estado da Bahia, com o objetivo de proporcionar aos educadores bases teóricas e práticas para que possam fazer uso das tecnologias existentes nas escolas tornando as aulas mais interativas e promover na prática a inclusão digital. O evento deu inicio às 07 horas da manhã e contou com 20 participantes, ambos, professores da rede municipal de educação dos municípios de Fátima e Adustina, Bahia, com exceção de um participante este estudante do ensino médio do município de Fátima morador da localidade do evento.

As 07h00min  horas na abertura do dia 02 /11/2010 o primeiro dia, fiz  minha apresentação e em seguida juntamente com os cursistas apresentei uma dinâmica onde a moral da história era perceber que, às vezes, a vida tem mais opções do que as oferecidas, basta saber enxergá-las e usá-las para o nosso bem e do semelhante.

As 07h: 30min fiz um diagnóstico oral a cerca do tema fazendo provocação tal como qual o entendimento sobre tecnologia? Quais destes estão ao seu alcance?Qual deles tem feito uso e com qual freqüência? Quais tecnologias você tem usado na escola de que maneira? Como os alunos têm inteirado com essas ferramentas? Todos participaram de forma espontânea fazendo suas colocações e foram bastante seguro embora foi colocado muito a falta destas técnicas nas escolas.

09h: 00min fiz apresentação sistemática do projeto com uso de slide, na seqüência distribuir um texto com o tema: A Educação Frente às Novas Tecnologias: Perspectivas e Desafios (CAVALCANTE, Márcio Balbino) um círculo de debate foi estabelecido onde os participantes reforçaram suas teses tiram dúvidas, interagiram de maneira espontânea.

10h30min lanche.

10h45min Propus uma nova dinâmica com o objetivo da valoração da amizade e do trabalho em grupo uma breve reflexão sobre o valor do amigo.

11: 00 leitura e debate do texto “o uso dos softwares como auxilio do professor dinâmico”, o texto esclarece como usar e qual objetivo dos jogos e sua importância no mundo tecnologicamente avançado. Assim concluímos aquela manhã com a primeira parte teórica do curso.

12h00min almoço

13h00min Para relaxar um pouco propus outra dinâmica esta como proposta descobrir que tipo de personalidade tem? Com a dinâmica “quem sou eu?”

13h30min fiz a introdução aparte da oficina concreta, apresentado os softwares educativos onde os participantes poderão participar fazendo uso dos jogando.

15h30min lanche

15h45min - fiz uma abordagem geral apresentei slide com exposição dos principais sites educativos e as formas de como baixar vídeos musicas da internet e fazer uso nas nossas salas, bem como utilizar os sites e blog em beneficio de nossas aulas.

17h00min parada para descanso e janta

19h00min fizemos na pratica atividades de baixar vídeos, fazer conversão para outros formatos, criar slide a partir de scanner, fotos.

22h00min encerramento

No dia 02 /11/2010 o segundo começamos as 07h00min com a oração do pai nosso em seguida as boas vindas pedir que todos fizessem uma pequena avaliação do dia anterior e o que foi possível absorverem das temáticas abordadas e das atividades praticas, todos se colocaram como proveitosas e preciosas uma vez que se atualizar é fundamental principalmente para eles que vivem em uma comunidade pobre e muitas vezes o uso desta tecnologia os nossos alunos tem mais facilidades do que mesmo o próprio professor.

 07h30min retomamos as atividades praticas fomentando o uso do Orkut, MSN do pral, portal do professor twitter entre outros.

10h30min lanche

10h45min retorno continuação

12h00minalmoço

13h00min Dinâmica ( GINCANA CONHECIMENTOS GERAIS)

13h30min Como tirar proveito das tecnologias de massa par o uso em sala, exemplo produzir historia em quadrinhos a partir de fotos feitas do celular, produzir vídeos com o cotidiano da comunidade explorando a interdisciplinaridade, produção de jornalzinhos “circular”.

18h00min encerramento

19h00min avaliação geral do curso e entrega de certificados.

 

 

 

CONCLUSÃO

 

Diante do exposto, vimos que o ensino na escola pública, que foi o nosso foco principal, pode ser realizado de forma que os educandos tenham o prazer de construir seu conhecimento de forma criativa e inovadora com o uso de metodologias que atraia a atenção do aluno, sejam elas didáticas ou tecnológicas. Considera-se imprescindível adquirir profundidade no conhecimento desta problemática, no sentido de contribuir para o aperfeiçoamento do ensino em nossas escolas, dos indivíduos e da sociedade como um todo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

 

BARBOSA, Rommel Melgaço ( org.). ambiente virtuais de Aprendizagem. Editora Artmed. Porto Alegre, 2005.

 

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora: novas exigências educacionais e profissão docente. 10ª ed. – Editora Cortez. São Paulo, 2007.

 

PETERS, Otto. A educação a distância em transição. Tradução de Leila Ferreira de Souza Mendes. 2ª Ed. Editora Unisinos. São Leopoldo, 2009.

 

PCNs. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias/ Secretaria de Educação- Básica - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

 

LÉVY, Pierre. As Tecnologias da inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa.15ª ed . Editora 34. Rio de Janeiro, 2008.

 

SAMPAIO, Marisa Narciso; LEITE, Lígia Silva. Alfabetização tecnológica do professor. 6ª Ed.  Editora Vozes. Petrópolis, 2008.

 

SILVA, Ezequiel Theodoro da (Coord.). A Leitura nos oceanos da internet. Editora  Cortez.  São Paulo, 2003.

 

MIORIM, Maria Ângela. Introdução à História da Educação Matemática. São Paulo: Atual, 1998.

 

SILVEIRA, Lucimar Leão. Metodologia do Ensino Superior. Lavras: UFLA/FAEPE, 2006.

 

 

 
Crie um Site Grátis!     Create your Free Website!