Sites Grátis no Comunidades.net

KITAROLANDO


DIVERSÃO
QUAL A MELHOR QUADRILHA JUNINA DO CONCURSO DO ESF
LAÇO E CANGAÇO
UNIDOS EM SÃO JOÃO
RENASCER
ARRATA PÉ
BEIJA FLOR DO SERTÃO
Ver Resultados

  • Currently 2.53/5

Rating: 2.5/5 (193 votos)




ONLINE
1





ESPORTES

Ao Leitor

Querido leitor.

A você que preserva a cultura a história, os acontecimentos de nossa comunidade, espero que goste desta edição onde procuro relatar passagens da história brilhante do futebol que proporcionou alegrias e emoções em umas das torcidas mais vibrantes da região.

Nossos clássicos do esporte que começaram em meados dos anos 70 em pequenos campos feitos em fundos de casas, treinando nas horas de folgas em especial nos finas da tarde logo ao arriar os trabalhos (extremante pesados, braçais); já que a vida no campo nada é fácil em relação a economia e cultura.

O futebol desta comunidade torna-se umas das equipes mias privilegiada de toda a região, ganhando ou perdendo, nunca desistiram.

Aos meus leitores deixo a explicação de que nem toda a trajetória esta contido neste primeira parte, seria impossível descrever toda uma historia já que nossos antepassados não registraram nada por escrito através de entrevistas as pessoas mais idosas de nossa comunidade, catalogação de fotos que me possibilitaram redigir tais informações ao longo dos 34-36 anos acompanhou, viveram testemunharam todas essas coisas boas e bonitas e deliciosas que irei descrever pra você.

MOMENTOS ENESQUECIVEIS.

Foram anos de chumbo e de ouros os de chumbo tentarei descrever da melhor maneira possível para que os que conheçam tentem aprender e não mais repeti-los os de ouro valem pra ouvir, imaginar e sentir quanto o talento do nosso futebol juremensse foi, é capaz desde a primeira geração quando tudo começou aos dias de hoje.

Espero que esse trabalho possa lhe proporcionar alegria em saber como foi e é nossos craques em campo. E sintam orgulho de ser JUREMENSSES. Prepare o seu coração e conheça agora:

“Os 34 anos do futebol da Jurema”

Os momentos espetaculares de nossos ídolos, a fúrias de nossa torcida, a revolta dos adversários, o sabor das vitorias  que permanecem  doce em  nossas gargantas.parece que foi ontem que tudo começou, nasceu iluminada pela festa que veria acontecer e aconteceu...

Comemorações inúmeras...

Na explosão da alegria, fogos explodem no ar

Anunciando novos tempos novas lutas conquistas dias melhores surgiram.

O qual você é meu convidado especial a viajar comigo na historia de aventuras, pesadelos e sonhos jamais sonhados.

ALMEIDA, Jose

Jurema 27/04/1996

 

 

 

Como tudo um dia tem suas decepções o com a Jurema não foi diferente e passou por momentos dolorosos. O jogo contra boca da mata macha a ficha gloriosa histórica conhecida na região. Foi uma partida dura bem deputada.

Naquele dia 23 de março de 1977, no fim da tarde para jogadores e torcedores o mundo parecia ter acabado pela primeira vez em quatro anos a jurema era derrotada pela a boca da mata (La na casa do adversário), 4x1 para a boca da mata. A festa dos bocamatesses, decepção e, lamentações pra os juremensses.

Mas não bastou... Os juremensses não se conformaram com a derrota sofrida apouco e acredita... Uma nova partida é marcada, confiantes e otimistas a certos novos confrontos e nova decepção.A Jurema toma nova goleada.

Ninguém joga tão mal por duas vezes seguidas afinal são quatro anos seguidos de glória e lances inesquecíveis. Diziam apreensivos os fanáticos torcedores que lamentavam a segunda derrota da Jurema. Em oito dias acusavam desorganização e incompetência do técnico Zé comprido, deixando de fora da concentração alguns nomes sagrados do nosso esporte como Zé de Roberta

 

Os maiores rivais

 Os maiores rivais da historia do futebol da Jurema: Uribitanga  e Boca da Mata o que derrotou a Jurema  em umas das melhores fase no período de 1974 -1977 e Paripiranga o que abriu com chave de ouro as portas do futebol da Jurema , a estréia que deu glória inicial e, a então equipe mais perigosa que ficou na história , o encontro das feras da bola Serrinha x Jurema.

A partida mais esperada pela torcida que aguardavam ansiosos preparando - se antecipadamente, avisados pelos seus adversários mesmo pela força da macumba ganharia a partida. Os juremensses não acreditam nisso e espera ansiosos a tão esperada disputa que sem dúvida seria uma das mais perigosas equipe já disputada. Desde o ultimo confronto com empate de 2 x 2 daí motivo de tantas revoltas por parte de jogadores e torcedores  serrences.

Março de 1973 o grande dia, o dia da revanche; a Jurema esta mais do que nunca apreensiva, realmente empolgados, nos bares, nas escolas, nas reuniões de amigos em torno de mesas despontando baralhos, dominó entre  outras distrações... não se fala em outra coisa. – “o grande confronto em campo comentavam entre eles”.

Até o clima do lugarejo mudou, já não era mais as mesmas coisas, ruídos de automóveis, bicicletas, animais etc... Ambos em altas velocidades locomoviam  pra La pra cá nos corredores do povoado numa inquietação simultânea.

É, pois chegada a hora do grande combate, a torcida agitada canta hinos em homenagem ao time do coração e de sua pátria (Jurema), o locutor com auto falante anuncia os escalados para a partida, momento de tenção se aproxima, emoção total, os jogadores apesar de estarem tensos mas, não sentem medo acreditam em suas características robustas, preparo físico cujo maior virtude é a marcação cerrada e insaciável em especial pra esse dia.

Se macumba realmente ganha jogo naquele dia realmente a vitória seria sem duvida alguma do Serrinha. Tudo pronto, jogadores posicionados, juiz apita a bola rola a torcida se agita, gritos, assovios, alusivos aos nomes de cada jogador em campo, a energia positiva de  ambas as torcidas numa tarde de muita motivação.    

 

Quando a bola começa rolar até piscar de olhos passa ser um movimento altamente perigoso pois há risco de se perder uma jogada decisiva  ou  um lance da mais pura arte. É um jogo tenso bem disputando, de excelente nível técnico. 

Nem um dos times deixa de atacar, embora não se descuide da marcação. O serrinha tem uma defesa sólida e um contra ataque perigoso, é ele que realmente cria chance para o gol, perdendo as chances os serrencesses apelam para uma viabilidade de violência.

A Jurema quer jogar apenas futebol. Mais dança conforme a música e a torcida responde à altura, sempre querendo entrar em campo, esmagar os jogadores adversários, por fim atenção ameniza e a Jurema mostra aos adversários que esta viva e forte apesar de está se cumprindo o que fora dito e prometido pelos os adversários fanáticos serrencesses, um pai de santo com movimentos estranhos circula o tempo todo em torno do campo, entoa hinos enaltecendo orixás, entretanto nÃO adiantou tantos reboliços e em pouco tempo, com bastante sabedoria o famoso armador Zé Grande, com seus tiros de metas faz o primeiro gol da Jurema e a torcida vai ao delirio.

No final da disputa é confirmada o dito popular “ Se macumba resolvesse problemas, pai de santo não morreria nem era pobre” final feliz pra os juremence e decepção pra os serrencesses com pai de santo e tudo, entre  espíritos de luzes ou das trevas não deu outro: 1 x 0 para os juremenses. A torcida da Jurema ferve de emoção e a galera enlouquecida comemora a vitoria em grande estilo.

 

DESTAQUES 


Uns dos grandes destaque do nosso futebol ,foi o famoso lateral esquerda Zeinha, Comecou sua carreira futebolistica em 1980 no então conhecido campo de Zé de Maoela usando a canisa preta e branca do vasco levava a torcida ao delirio, com seu toque de bola mágico, espetacular, exuberante, tudo o que há de adjetivo era pouco para ele dono de uma técnica promissora e um fisco de ferro, Zeinha transformava as cobranças das laterais em verdadeiro cruzamentos, lançando com as mãos, mais era mesmo com os pés  que seu futebol se deslunbrava, entre 1978 quando iniciou sua magnifica carreira á -1982 caucula-se que foram comptados mais de 780 partidas que teve sua participação indispesavel e comresultados satisfatorios.

 Inteligente, observava as deficiências de seus adversários como poucos e concluía em grande estilo e magnitude de que realmente sabia o que fazia. Daí a torna-se um dos maiores laterais esquerdo da historia do futebol da Jurema. 

 parabens zeinha, valeu pela cotribuição....

 

 

Criar um Site Grátis   |